PLANO
DE AULA
TEMA : NÚMEROS NEGATIVOS
HABILIDADES:
ü Identificar
a insuficiência dos naturais para a resolução de novos problemas; compreender
significados associados á escrita dos números negativos, bem como operações e
expressões envolvendo números negativos: estabelecer correspondência entre
situações concretas e cotextos matemáticos que justifiquem o uso de números
negativos.
OBJETIVOS:
ü Compreender
o significado dos números negativos;
ü Analisar
contextos reais em que os números negativos apareçam;
ü Solucionar
situações-problemas que envolvam números negativos, utilizando-se de diferentes
estratégias de resolução.
CONTEUDOS:
ü Números
negativos (conceitos).
ü Representação
dos números negativos.
ü Adição
e subtração com números negativos.
TEMPO PREVISTO:
5 aulas
6ª série / 7º ano
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
1ª AULA :
ü Identificação
do uso dos números negativos
ü Solicitar
que os alunos as resolvam individualmente.
ü As
situações propostas tem por objetivo o cálculo com números inteiros.
ü Pretende-se
que os alunos utilizem os conhecimentos que possuem em sua experiência
cotidiana.
ü Verifiquem
a necessidade da utilização dos símbolos matemáticos +(para números positivos )
e - (para números negativos ).
2ª AULA :
ü Pesquisa
e troca de informação entre alunos.
ü Os
alunos (em grupos ) pesquisarão em jornais, revistas e internet outras
situações de utilização dos números negativos .
ü Após
a pesquisa, os alunos deverão fazer a apresentação dos trabalhos para a classe
.
3ª AULA:
ü Resolução
das atividades no caderno do aluno
ü Situação
de aprendizagem 4
ü Números
negativos: desvendando as regras de sinais.
4ª e 5ª AULA:
ü Utilização
dos jogos da aula interativa, na lousa digital .
ü Atividade
será realizada em grupo
AVALIAÇÃO:
ü Os
alunos deverão criar situações-problemas envolvendo números negativos
individualmente;
ü Depois
os alunos deverão trocar as atividades entre si.
ü O
professor ira orientar e observar as atividades dos alunos;
ü Resolução
de outros exercícios e problemas envolvendo números negativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário