Plano de Aula

PLANO DE AULA

TEMA : NÚMEROS NEGATIVOS
HABILIDADES:
ü  Identificar a insuficiência dos naturais para a resolução de novos problemas; compreender significados associados á escrita dos números negativos, bem como operações e expressões envolvendo números negativos: estabelecer correspondência entre situações concretas e cotextos matemáticos que justifiquem o uso de números negativos.
OBJETIVOS:
ü  Compreender o significado dos números negativos;
ü  Analisar contextos reais em que os números negativos apareçam;
ü  Solucionar situações-problemas que envolvam números negativos, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução.
CONTEUDOS:
ü  Números negativos (conceitos).
ü  Representação dos números negativos.
ü  Adição e subtração com números negativos.
TEMPO PREVISTO:
5 aulas
6ª série / 7º ano
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
1ª AULA :
ü  Identificação do uso dos números negativos
ü  Solicitar que os alunos as resolvam individualmente.
ü  As situações propostas  tem por objetivo o cálculo com números inteiros.
ü  Pretende-se que os alunos utilizem os conhecimentos que possuem em sua experiência cotidiana.
ü  Verifiquem a necessidade da utilização dos símbolos matemáticos +(para números positivos ) e - (para números negativos ).
2ª AULA :
ü  Pesquisa e troca de informação entre alunos.
ü  Os alunos (em grupos ) pesquisarão em jornais, revistas e internet outras situações de utilização dos números negativos .
ü  Após a pesquisa, os alunos deverão fazer a apresentação dos trabalhos para a classe .
3ª AULA:
ü  Resolução das atividades no caderno do aluno
ü  Situação de aprendizagem 4
ü  Números negativos: desvendando as regras de sinais.
4ª e 5ª AULA:
ü  Utilização dos jogos da aula interativa, na lousa digital .
ü  Atividade será realizada em grupo
AVALIAÇÃO:
ü  Os alunos deverão criar situações-problemas envolvendo números negativos individualmente;
ü  Depois os alunos deverão trocar as atividades entre si.
ü  O professor ira orientar e observar as atividades dos alunos;

ü  Resolução de outros exercícios e problemas envolvendo números negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário